Karaté (em japonês: 空手, transl. karate, AFI: [kɑʀɑtə], ou 空手道, transl. karate-dō) é uma arte marcial japonesa que se desenvolveu a partir da arte marcial autóctone de Oquinaua sob forte influência do chuan fa chinês, mormente daqueles estilos da China meridional. Seu repertório técnico abrange principalmente golpes contundentes — atemi waza —, como pontapés, socos, joelhadas, tapas etc., mas técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — ne waza, katame waza, uke waza — também são ensinados, com maior ou menor ênfase dependendo do estilo e/ou linhagem.
A evolução da arte marcial aconteceu capitaneada por grandes mestres, que a conduziram e assentaram suas bases, resultando no caratê moderno, cujo trinômio básico de aprendizado repousa em kihon (técnicas básicas), kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e kumite (luta, propriamente dita, que pode ser simulada, esportiva ou real).
Ainda que comunguem de similitude técnica de de origem, surgiram vários estilos, escolas e linhagens, dentro umas das outras, que difundem seu modo peculiar de entender o caratê. Tal circunstância, que foi combatida por mestres de renome, acabou por se consolidar e gera como consequência atual a falta de padronização e entendimento entre entidades e praticantes. Daí, posto que aceito mundialmente como desporto, classificado como desporto olímpico e participando dos Jogos Pan-Americanos, não há um sistema unificado de valoração para as competições, ocasionando grande dificuldade para sua aceitação como desporto presente nos Jogos Olímpicos.
Fonte: wikipedia
O nosso blog é referente a um grupo de Área de Projecto do 12ºE da Escola Secundaria de Bocage (constituído por Bernardo Rico, Madalena Gaio, João Almeida e Sebastião Dias) , que pretende fomentar a prática de outros desportos para lá do Futebol, denominados Desportos Alternativos. QUAL É O TEU DESPORTO FAVORITO?
Qual é o teu desporto favorito?
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
RUGBY
Passe - No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chuto, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.
Placagem - O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está com a bola e atirando-o ao chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.
Maul - O Maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada equipa, estão em contacto.O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra
no chão, e sim na mão do jogador. A linha de fora-de-jogo também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada.
Mark - Quando a equipe adversária chuta a bola e o jogador da outra equipe a pega sem chutar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir mark ou marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser placado. O jogador que pediu marco tem o direito de dar um pontapé de onde agarrou a bola.Fonte: wikipedia
BASEBOL
O basebol, é um desporto praticado por duas equipas, que alternadamente ocupam as posições de ataque e defesa. É um desporto muito popular na América do Norte, em alguns países da América Central, no Caribe hispanófono e no Extremo Oriente. Nos Estados Unidos a modalidade é a que atrai mais espectadores aos estádios. O basebol, apresentado a título de modalidade de demonstração em vários Jogos Olímpicos dispersos ao longo do tempo, foi incluído no programa oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, sendo posteriormente removido a partir de Londres 2012.
Regras
- Cada equipa ataca e defende alternadamente. A equipa que defende entra em campo com nove jogadores. A que ataca, logo de início, conta com apenas um, o batedor. Todos os jogadores da equipa atuam como batedores, um por vez, numa sequência estabelecida pelo técnico antes do início da partida — a ordem de batimento ou line up.
- A partida é disputada em nove entradas (innings). Uma entrada é formada por um turno de ataque e um de defesa, para cada equipa. Os visitantes têm o direito de começar o ataque. A mudança acontece quando a equipa que defende consegue eliminar três atacantes adversários (batedores e/ou corredores).
- Não existem empates. Se no final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extra vão sendo acrescentadas até ao desempate.
- Se o batedor não conseguir completar as quatro bases na mesma jogada, ele pára naquela que tiver alcançado e um novo batedor entra na partida. O batedor anterior é agora chamado corredor e continua na tentativa de completar as bases.
- Uma equipa consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo lançador (pitcher) dentro da área de jogo. O batedor corre até que um defesa consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto às bases.
- Também se anota uma corrida quando o batedor bate a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam.
- Um batedor é eliminado quando o pitcher lança três bolas correctamente e ele não as consegue bater. Strike é como se chama a um lançamento que chega ao batedor no espaço entre o joelho e as axilas, com uma largura de 48,18 centímetros (correspondente à home plate), formando assim um retângulo imaginário chamado de zona de strike. Quatro bolas fora da zona, ou uma bola que atinge o batedor, colocam o batedor automaticamente na primeira base — base por bolas, também chamado de walk.
- O batedor também é eliminado quando: um dos defensores pega a bola batida antes que ela caia no chão; quando os defensores conseguem chegar à base em disputa com a bola, antes do atacante; ou quando um defensor toca o atacante com a bola antes que ele alcance uma base.
- Um corredor nas bases é eliminado quando uma bola batida o atinge; quando, deixando sua base, a bola batida é agarrada antes de cair ao chão (fly out ou line out), e os defensores conseguem chegar à mesma base com a bola antes que o corredor volte.
- Home run é o nome da jogada em que o batedor bate a bola para fora dos limites do campo e consegue completar as quatro bases na mesma jogada.
- Called game é quando o jogo termina se a diferença for de quinze corridas na quinta entrada ou de dez pontos na sétima entrada.
ESGRIMA
O que é a esgrima?
A esgrima é um jogo de xadrez jogado a velocidade sónica, o seu objectivo é enganar o adversário, tocar no mesmo sem que ele nos toque, marcar pontos e ganhar.
Para que isso aconteça é necessário ter o material adequado. Existem três tipos de armas, o florete, a espada e o sabre; com todas se pretende atingir o mesmo objectivo, o que difere são as regras para o alcançar.

O florete toca de ponta e a zona válida para o toque é só no tronco e costas (cabeça e braços não valem). Esta zona está assinalada por um colete eléctrico. Para a espada a zona válida é em todo o corpo, tocando-se igualmente de ponta. A espada é mais pesada e têm uma coqui (guarda mão) maior, para que adversário não nos toque na mão.
O sabre, ao contrário das outras armas, já não toca de ponta, mas sim de lado, com a lâmina e só é válido o toque dado da cintura para cima; esta zona está assinalada com um casaco eléctrico.
Para jogarmos com segurança temos de utilizar um fato, a máscara, a meia protecção (é usada por baixo do fato, é um género de um colete, mas só com uma manga, destina-se ao braço armado), a luva (também só para o braço armado), e as protecções de peito para as raparigas.
Nas provas, numa primeira fase a poule, divide-se os atletas por pequenos grupos (aproximadamente cinco atiradores) que jogam entre si (um de cada vez) até aos 5 toques. Já numa fase posterior, joga-se até aos quinze toques, até se chegar à final. Isto é válido para as três armas e existe sempre um júri (árbitro) que está a arbitrar os assaltos para que não haja injustiças; ele pode mostrar cartões amarelos, vermelhos e pretos: leva-se um cartão vermelho quando já se levou dois amarelos, quando se leva preto é-se expulso da prova. O júri decide também de quem é o toque, através das regras pré-estabelecidas. Para ajudar a esclarecer o toque, existe um aparelho eléctrico que acende umas luzes quando se toca.
Fonte: wikipedia
Fonte: wikipedia
MÊS DO DESPORTO ALTERNATIVO
Informamos todos os nossos seguidores que a nossa propaganda em prole do desporto alternativo começará em força no mês de Fevereiro. Na nossa escola, Escola Secundaria de Bocage, em Setúbal, realizar-se-à o mês do desporto alternativo. Assim, dividiremos o mês em quatro semanas, com um desporto diferente em cada uma: Rugby, Karaté, Basebol e Esgrima. Nas próximas mensagens publicaremos informações mais detalhadas sobre cada desporto individualmente.
Subscrever:
Comentários (Atom)

